PROFESSORA PENDURA SACO DE LIXO NA PORTA DA SALA DE AULA. O QUE ESTÁ DENTRO DELE? COMOVENTE!


Os professores têm um grande impacto na educação das crianças. Esta professora sabe disso e resolveu fazer algo impressionante…


Kristen McCulloch pediu que cada um dos alunos escrevesse os seus problemas num papel, anonimamente. Depois, ela leu os problemas em voz alta e colocou-os num saco de plástico.

Ela resolveu publicar no Facebook o porquê de ter feito aquela experiência. O que ela não estava à espera é que milhares de pessoas pelo mundo inteiro partilhassem o post. A professora escreveu o seguinte:

“Se entrar na nossa sala de aula agora, vai ver um saco pendurado na nossa porta. Este saco contém tudo o que a nossa turma carrega para a escola, tudo o que consideramos problemas ou coisas más nas nossas vidas. As coisas que nos distraem, nos entristecem ou nos irritam”.

“Algo que encontrei em comum, em todas as conversas dos alunos sobre algo que lhes perturba, é que cada um deles acredita que é o único que tem problemas…”

“Então hoje, todos nós escrevemos anonimamente num papel o que estava pesando nos nossos corações (…) misturei (os papéis) e os alunos tinham que escolher um, e todos nós o líamos em voz alta. Eu não podia acreditar nalgumas das coisas que eles têm de lidar em casa, nem os seus colegas. Isso resultou num monte de lágrimas, muitos abraços, e muitos ‘eu não fazia ideia que tantas pessoas tinham coisas difíceis para ultrapassar também’”.

“A mensagem do projeto, como discuti com eles, é que você nunca sabe o peso que as pessoas carregam. É tão importante lembrar-se disso quando interagimos com os outros. Eu queria que eles vissem que não estão sozinhos, e que tinham toda uma turma de pessoas com quem se podiam identificar…”.

“Agora as nossas histórias estão penduradas na porta, como um lembrete para recordar a ‘bagagem’ que os outros possam carregar com eles”.